Notícias

Brookfield desiste de construir três PCHs no Paraná

A geradora canadense Brookfield Energia Renovável desistiu de construir três pequenas centrais hidrelétricas previstas para serem instaladas no rio Chopim, no estado do Paraná. A revogação das outorgas foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 6 de fevereiro. Esses empreendimentos não participaram de nenhum leilão de energia no ambiente de contratação regulado.

A reportagem apurou que as PCHs Alto Chopim, Foz do Curucaca e Rancho Grande, com capacidade instalada prevista, respectivamente, de 20,3 MW, 29,5 MW e 17,7 MW, nunca tiveram as obras iniciadas por problemas no licenciamento ambiental. Segundo relatório de fiscalização da Aneel, a usinas tinham previsão de entrar em operação até meados de 2019. Com a revogação, o trecho do aproveitamento hidrelétrico fica liberado para a exploração por outros interessados.

O vice-presidente da companhia, André Flores, explicou que a Brookfield era majoritária em consórcio que buscava explorar esses empreendimentos e que por decisão estratégica da companhia decidiu sair o negócio. “Vamos priorizar projetos que são 100% nossos”, disse o executivo. Pesquisa no site da Aneel aponta que a Brookfield possuía 62% do negócio e o restante estava pulverizado com outros sócios.

Em entrevista recente à Agência CanalEnergia, Flores disse que a intenção da empresa é duplicar a participação no Brasil nos próximos cinco anos. A estratégia passa tanto pela viabilização de novos projetos nos leilões de 2017 quando pela aquisição de ativos que estão disponíveis no mercado. Até então a companhia conta com 1,5 GW em empreendimentos operando ou em desenvolvimento no país.


Fonte: Canal Energia